Upcycling – A nova era da moda

Conhecido como uma reutilização criativa, pode ser definido como um processo de transformação de algo descartado em algo novo, conservando suas características e composições.

Por Barbara Mandarano

“Pare de pensar que ninguém se importa, pois certamente alguém vai te ouvir e valorizar o que você faz”

Caique, 25 anos, capricorniano, é um jovem empresário no ramo do Upcycling que também atua como Stylist e Produtor de moda além de criar conteúdos nas redes sociais.

Sem Rótulos • Desde criança Caique teve seu olhar voltado para o mundo da moda, mas até os 18 anos isso era um segredo. Dentro do espaço social em que viveu na infância e adolescência, moda era considerado algo só para mulheres, demonstrar interesse por esse assunto poderia torná-lo alvo de piadas.

Um tempo depois quando tornou público sua orientação sexual é que realmente conseguiu viver esse sonho de estar envolvido no mundo da moda. Ainda assim é recente o estilo marcante que carrega atualmente, depois de um tempo aprimorando idéias é que se “fixou” a essa estética.

“Quem eu era há dois minutos atrás, já mudou” , afirma Caique ao tentar se definir. “Eu acho me definir algo tão complicado, pois eu acabo de escrever o que sou e logo já me questiono que preciso melhorar isso”. Apesar de jovem, Caique tem uma vasta experiência com moda editorial, porém no último ano teve muitos clientes como Personal Stylist, ajudando pessoas a se encontrarem dentro da moda. Entre alguns desejos do criador, um deles é ajudar as pessoas a entenderem que existem inúmeras possibilidades em roupas que elas já consideram descartadas.

“Eu acho me definir algo tão complicado, pois eu acabo de escrever o que sou e logo já me questiono que preciso melhorar isso”.

No atual cenário com a chegada do Coronavírus questionamentos sobre o consumo tem ocupado a cabeça das pessoas, e o desejo por determinados produtos já não traz mais felicidade, pois as prioridades estão mudando, Caique afirma que tem acompanhado marcas com ações importantes na ajuda do combate a pandemia,  através de vendas com parte do lucro revertidas para ajudar os mais necessitados e confecções de máscaras como doação,  “acredito que o caminho para marcas conseguirem se segurar é devolver o consumo para a causa, entende? Eu, como consumidor, muitas vezes consumo pensando no que estou ajudando e acredito que nessa era pandêmica as pessoas estão pensando bastante por esse lado”.

O empresário analisa que ainda estamos dando os primeiros passos para o consumo consciente, e que os novos consumidores embora tenham poder de investimento ainda não dominam essa economia. Essa mudança é parte de um processo que as pessoas estão iniciando, “eu vi muito dessa mudança em mim, há alguns anos eu comprava algo toda vez que eu ia ao shopping, não estava nem aí, não me importava de onde aquela peça vinha. Hoje eu mal entro em shopping, não compro de fast fashion e procuro não consumir de grandes marcas.” Afirma Caique.

“Eu, como consumidor, muitas vezes consumo pensando no que estou ajudando e acredito que nessa era pandêmica as pessoas estão pensando bastante por esse lado”.

Analisando de perto o universo da moda, esse novo momento trouxe reflexões e mudanças imediatas na maneira de fazer moda, a nova estética de consumo vai passar por grandes transformações para se manter no mercado, e é fundamental o papel que os designers e criadores vão ter daqui pra frente. Para Caique, “o papel dos designers é fundamental pra uma marca mudar sua forma de produção e gerar um consumo mais saudável, os criadores ainda precisam entender o poder de influência que tem nas mãos”.

O Upcycling tem um papel fundamental na moda e no planeta, não só reduzindo o consumo de novas matérias-primas durante a criação de novos produtos como de conscientizar as pessoas sobre o que elas estão comprando.  “Se trabalharmos hoje, pra mudar o mindset de consumo das pessoas, no futuro elas vão parar e olhar pra dentro de suas casas e ver o que podem fazer com o que tem ao invés de consumir algo novo, o que vai acabar criando um ciclo de produção/consumo mais saudável”, destaca o criador.

O trabalho de Caique esta fundamentado em um olhar para o futuro, em fazer uma grande revolução na moda e no comportamento das pessoas, “a intenção da UPCYCLED CO é conscientizar para que todo mundo consiga tomar uma decisão de compra sábia”.

@upcycledcompany

https://www.upcycledco.com.br/

@caiquejota

Galpão Mag

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s