Aruanas

Por Bárbara Mandarano

Aruanas é uma série de televisão brasileira produzida pelos Estúdios Globo e lançada pelo serviço de streaming Globoplay em julho de 2019, escrita por Estela Renner e Marcos Nisti. Em abril deste ano passou a ser exibida na TV aberta às terças feiras após a novela Fina Estampa.

Gif: Tenor

Na trama conhecemos a jornalista Natalie (Débora Falabella), a ativista Luiza (Leandra Leal) e a advogada Verônica (Taís Araujo), três amigas militantes ambientais que juntas fundaram a ONG Aruana, referência mundial em ambientalismo investigativo. Mais tarde Clara (Thainá Duarte) compõe a equipe como estagiária e juntas enfrentam a mineradora KM após conseguirem provas de que a empresa é responsável pelo aumento de doenças neurológicas na  cidade fictícia Cari, à margem da Floresta Amazônica. As amigas ativistas, cada uma na sua área de atuação, concentram inúmeras evidências que leva a um grande esquema de crimes ambientais que envolvem garimpos ilegais e a mineradora KM.

Foto: Fábio Rocha/TV Globo

Aruanas tem um papel importante de aproximar as pessoas ao cuidado com o meio ambiente e defesa das nossas florestas. De acordo com a produtora Maria Farinha Filmes, que co-criou a série, o lançamento de Aruanas foi acompanhado de uma campanha de impacto pensada para fomentar o espírito ativista e inspirar a nova geração a agir.

De acordo com o site do projeto jornalístico #Colabora, em 2018 o desmatamento da Amazônia cresceu 14%, o maior salto na década. Há cerca de três anos, o Brasil é o país onde mais ativistas são assassinados no mundo, em 2017, foram 57 mortos, 80% militantes ambientais.

Desde o roteiro, de Estella Renner, Marcos Nisti, sócios da Maria Farinha, e Pedro Barros, tiveram a parceria técnica do Greenpeace, que ajudou também a liderar uma frente de ONGs brasileiras e estrangeiras para a divulgação internacional de Aruanas. Anistia Internacional, WWF, Global Witness, UN Environment, UN Women, Open Society Foundations, Instituto Betty & Jacob Lafer, Rainforest Foundation, Avaaz, 350.org, Instituto Socioambiental, IPAM, Oxfam, SOS Mata Atlântica, IMAZON, Conectas, Justiça Global, Greenfaith e APIB fazem parte da lista de ONGs, que se engajaram na multiplicação da série como forma de alertar sobre os problemas da Amazônia.

Ficção X Realidade

O personagem Miguel (Luiz Carlos Vasconcelos), o poderoso empresário da mineradora KM, tem em uma de suas falas a frase mais vista em todas as chamadas da série: “Quem gosta de floresta é índio. Povo gosta é de dinheiro e dinheiro não vai faltar”. Pois bem, a ficção nunca foi tão fiel ao momento presente, para quem acha que os exageros rodeiam as histórias da televisão é só refletir sobre a frase que foi dita pelo ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles no vídeo que registrou a reunião ministerial do dia 22 de abril deste ano, disposto a “passar a boiada” e aprovar regulamentações geralmente muito vigiadas pela mídia e pelo judiciário se aproveitando da distração da imprensa diante de milhares de mortos pela Covid-19.

Gif: Tenor

Importância da arte

A cultura foi uma das primeiras áreas a ser afetada e atingida pela pandemia do coronavírus, ainda assim os artistas não deixaram de levar ao público sua arte como forma de conforto e alívio para os que estão de quarentena. Os profissionais da saúde merecem nossos aplausos pelo trabalho magnífico que vem fazendo, assim como eles, os artistas também devem ter seu valor reconhecido pela população nesse momento em que a arte ajuda a aliviar tantas angustias e ansiedades.

Aruanas além de ser uma obra ficcional artística é também uma obra política e traz muitas reflexões que podemos e devemos aprender, principalmente pelo momento em que estamos vivendo no Brasil.

A segunda temporada vai ter como tema a poluição ambiental e no momento esta com as filmagens paradas devido a pandemia do coronavírus.

Galpão Mag

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s