Thelma e Louise

Thelma e Louise é um filme americano de 1991, dirigido por Ridley Scott e escrito por Callie Khouri, estrelado por Susan Sarandon e Geena Davis, o longa que marcou história é referência de protagonismo feminino e serve de inspiração até hoje.

Por Bárbara Mandarano

Fonte: Divulgação/MGM

Um clássico do cinema lançado há quase trinta anos, vencedor do Oscar e Globo de Ouro como Melhor Roteiro de 1992 entre outras premiações, reflete questões importantes e atuais com uma história que ergue as bandeiras feministas, liberdade, traz diálogos inteligentes e mais do que isso, destaca e representa a angústia e sofrimento de muitas mulheres. O filme retrata a vida de duas mulheres e amigas, ambas com personalidade forte que juntas vão se completar vivendo uma aventura emocionante com muita parceria e sororidade.

Fonte: Giphy.com

Louise é garçonete e Thelma dona de casa, cansadas da monotonia de suas vidas elas resolvem deixar tudo pra trás e pegar estrada. Durante a viagem elas se envolvem em um crime e acabam fugindo para o México, mas não ficam livres da perseguição da policia.

O filme apresenta situações como opressão no lar, violência contra mulher e abuso sexual. Louise desde o inicio é bem resolvida, empoderada e mente aberta, já Thelma a típica mulher submissa e controlada pelo marido machista e sem caráter, juntas formam uma amizade verdadeira mesmo tendo grandes diferenças.

Ao longo da trama elas vivenciam muitas aventuras e reviravoltas, os laços de amizade e respeito se estreitam ainda mais e as diferenças vão sendo superadas, Thelma aprende a ser tão forte quanto Louise e Louise por sua vez entende que alguma leveza não faz mal a ninguém.

Fonte: Giphy.com

Thelma e Louise representaram um marco para as mulheres da geração dos anos 90 e deixam um legado para as gerações seguintes, o longa não se trata só de uma simples amizade, vai muito além, é sobre a amizade inabalável entre duas mulheres e a liberdade feminina. Duas mulheres fortes que superam suas angústias e traumas em busca da felicidade.

É necessário pedir licença para um spoiler, mas não seria possível concluir esse texto sem dizer que não é possível pensar que o que aconteceu com elas foi um suicídio, Thelma e Louise nunca vão estar mortas, elas eram livres e vivem dentro de cada mulher.

Fonte: Giphy.com

Para se inspirar no estilo 90’s de Thelma e Louise

Galpão Mag

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s