5 fatos absurdos por trás da musa de “Black Effect” da Beyoncé

Exposta como animal, traficada, Sarah Baartman

Por Thiago Medrado

Foto reprodução: Instagram

Olá, Pessoal, Thiago aqui, dessa vez trazer uma história um tanto polêmica e absurda, mas pouquíssimo conhecida – A história de abusos por trás da Sarah Baartman – Pouco conhecida até que a Beyoncé dedicou um verso de uma das músicas, Black Effect,  do seu novo projeto com seu marido “The Carters” a ela. Então hoje em 5 fatos, bem descomplicados, sabia quem foi a Sarah dos quadris cantados na música.

1. Vida cercada de tragédias

Perdendo a mãe aos 2 anos e seu pai ainda na adolescência, Sarah estava em situação de vulnerabilidade e acabou por se casar muito nova.  A união, gerou um filho (que morreu em meses) não durou muito pois seu marido foi morto por colonos.

2. Traficada aos 15 anos devido o tamanho da bunda

Sarah viveu em um período de opressão e de visões conturbadas sobre a cor da pele (não que isso tenha mudado muito). Foi traficada, ainda nova pelo seu então “Patrão”  pelas suas “medidas anormais”, medidas de glúteo essas comuns para as garotas onde nasceu.

3. Exibida como animal na Europa

Sarah desde sua chega à Europa foi tratada de forma desumana. Ela era exibida para cientistas sempre pelada, os mesmo tocavam sua bunda e genitálias. Registra-se que pessoas podiam pagar para ver a mulher com medidas exóticas de forma privada.

4. Vítima do Eurocentrismo

Baartman foi vendida para um dono de circo também na Europa. Suas medidas não seriam tão admiráveis hoje, mas naquele período (como hoje) o padrão europeu predominava e quem não pertencia a ele era vista como “anormal”.

5. Nem a morte impediu os abusos

Aos 26 anos ela veio a falecer, mas nem no fim da vida pode descansar. No final da vida constasse que ela era obrigada a se prostituir. Quando morreu seu corpo ficou com um cientista, dissecou ela, e disse provar que ela tinha genética de primatas. Depois disso seu corpo foi para um museu em Paris e só voltou a África em 2002, isso mesmo exposto até 2002.

Espero que tenham gostado da matéria, indico ouvirem a música, porque ela é perfeita. Beyoncé anunciou um mega projeto com a Disney, um filme sobre a história preta que já conta com um singelo “Black Parade” e com certeza vamos ver a Sarah nele, como já dizem os boatos.

Galpão Mag

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s