Tricoteen lança nova coleção NEBULOSA

Por Bárbara Mandarano

O processo criativo da coleção NEBULOSA passou por diversas conturbações, todos os estudos e pesquisas foram iniciados dias antes da pandemia do novo corona vírus, então com a chegada desse momento tão assustador e incerto tudo que havíamos estudado e pré definido foi interrompido. Muitas incertezas sobre o mercado, clientes, matéria prima e qualquer idéia do que seria o futuro.

A moda que já vinha caminhando de forma tão confusa e desconexa precisava de um choque de realidade. Na Tricoteen nosso planejamento era quase diário, todos os dias analisando as situações a nossa volta para entender o melhor caminho seguir.

Os temas e idéias que haviam sido pré definidos no inicio do ano comunicavam com nosso público e reafirmavam nosso compromisso com a moda que acreditamos, porém o baque de viver uma nova realidade (que ainda é estranha) também precisava ser comunicada de alguma forma, afinal a criação tem ligação direta com sentimentos.

Decidimos dar inicio a nossa primeira coleção cápsula com a maior honestidade do que estávamos sentimos e vivendo sem romantizar as tragédias. A realidade é que os dias iam passando e tudo estava (e ainda está!) ainda mais complicado e intenso.

NEBULOSA – Tricoteen

Quando definimos a primeira cápsula por NEBULOSA ainda não sabíamos que este seria o nome, mas sabíamos que o seu significado era o que estávamos sentindo.

NEBULOSA são nuvens de poeira e gás interestelar, normalmente hidrogênio, e estão relacionadas ao ciclo de evolução estelar. Grande parte das nebulosas estão em intensa atividade de formação estelar, são verdadeiros “berçários de estrelas”. Ou também pode significar adjetivo obscurecido pelas nuvens; nebulento, nevoeirento, nevoento. … [Figurado] Pouco claro; ininteligível, obscuro: texto nebuloso. [Figurado] Que não é transparente; turvo, opaco. [Figurado] Sobre o que nada se sabe; misterioso, ambíguo.

Em outras palavras, esse era o nosso sentimento, estávamos (e ainda estamos) nebulosos, e foi nesse clima de incertezas, mix de sensações, idéias apocalípticas, insegurança, renovação e novos hábitos que criamos e desenvolvemos nossa nova coleção e o resultado foi surpreendente, entender que é possível criar em um momento que os sentimentos e todas as análises estão confusas foi uma experiência diferente e única.

Numa estética projetada em um mundo virtual, foi por onde nossa imaginação percorreu, vivenciando cenários diversos e elevando as sensações no nosso subconsciente. O mundo real nunca esteve tão próximo do mundo virtual, eles se entrelaçam em um jogo cheio de impressões desordenadas.

Uma das propostas da nova coleção foi à valorização das origens, criando um mix entre as raízes do tricô com a modernidade, resgatamos a essência através de trabalhos artesanais como o crochet e tricot manual, nossa marca valoriza o trabalho das crocheteiras da região e reforça essa característica de origem do processo que hoje é praticamente todo composto por maquinário industrial.

Muitos materiais foram reaproveitados trazendo algo novo para o processo de tecimento que tem inúmeras possibilidades na criação e desenvolvimento de um tecido, com técnicas de mesclagem de fios e pontos trouxemos malhas diversificadas.

A moda passou por um choque de realidade onde as estruturas estão desmoronando e as mudanças que estavam sendo anunciadas, agora vão ser impostas para toda indústria. A Tricoteen sempre apresentou uma moda com significado, sem imposição de regras, permeando valores e identidade, este novo trabalho continua reafirmando o nosso compromisso.

O momento é de se permitir viver toda onda de sensações, seja melancolia ou angústias, porém é preciso entender que tudo acaba e então chega a hora de recomeçar, a vida é feita de fases, a moda é feita de fases e essa é só mais uma.

NEBULOSA – Tricoteen

Processo Criativo

O criador exerce muitos papéis dentro de um processo criativo, estar inserido neste universo tão interessante faz com que seja possível experienciar situações, reviver memórias e crescer com todo conhecimento adquirido. Na moda o processo criativo permeia as etapas necessárias para se chegar ao produto final (que no nosso caso são as roupas), o inicio do desenvolvimento dessa atividade acontece através do processo de pesquisa e coleta de informações seguido da montagem de cadernos e esboços de inspiração.

O processo criativo na moda é algo totalmente visual, embora até a chegada dessa etapa muita pesquisa teórica é realizada para tornar a base concreta. Os painéis imagéticos exigem uma organização do material que foi pesquisado, além das escolhas do que vai e do que não vai de fato entrar na coleção.

Além das etapas técnicas do processo criativo para chegar ao resultado final, é de grande importância que o criador comunique alguma mensagem com propósito através de sua criação, algo que conte uma história ou que provoque um sentimento. Houve um tempo onde outras características como modelagem, tecidos, aviamentos bastavam para criar um bom produto, hoje é necessário usar essa ferramenta de criação também para uma contribuição social. Moda é expressão e comunicação, em tempos tão caducos é primordial o papel político-social dos criadores e das marcas.

O processo criativo consiste em algumas etapas:

* Estudo de coleções anteriores;

* Definição do mix de produto da coleção;

* Pesquisa do assunto a ser abordado;

* Pesquisa de tendência;

* Definição de materiais e cores;

* Painel de inspiração (moodboard);

*desenho técnicos/croqui.

Dentro do processo criativo essas são as etapas necessárias para iniciar um trabalho, na sequência entramos na fase do DESENVOLVIMENTO, que significa tornar real todas as idéias e estudos que foram feitos no estilo.

Essa é a fase da construção de uma coleção, tornar tridimensional o que até então era bidimensional, a partir de todas as informações definidas, é necessária a atuação de outros três profissionais. A modelista, que é quem constrói os moldes que vão servir de base para o programador desenvolver o programa confeccionando a malha, e com esse tecido pronto é possível que a pilotista possa montar e finalizar a primeira peça.

Depois que todas as peças passam pelo processo de desenvolvimento elas entram na fase de aprovação, nesse momento são analisadas e discutidos em conjunto todos os possíveis ajustes de modelagem e costura, se essa peça esta confortável, as variações de cores e assim que a peça é aprovada ela pode ser liberada para a produção.

A equipe de estilo caminha junto com a equipe de marketing/comunicação, o entrosamento desses dois setores é muito importante para passar ao público a essência de todo o processo criativo e a mensagem que a marca deseja comunicar. O marketing concretiza através de ensaios fotográficos, vídeos e ações tudo que foi planejado desde o inicio do processo tornando todas as idéias sólidas e verdadeiras.

Galpão Mag

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s