A Moda Através das Décadas

Por Caíque Jota

Se há algo em que todos concordamos no mundo da moda, é que a moda sempre se recicla, quer queiramos ou não. Ao longo de 100 anos, a moda mudou dramaticamente, mas também manteve as tendências do passado muito vivas.

Começando com as tendências de 1950 e mais tarde revivendo em um estilo mais moderno no final dos anos 2000, a moda está em uma onda interminável de mudanças e renascimento.

Para homens e mulheres, a moda está ligada à identidade. Hoje em dia roupas são usadas para nos expressarmos, você é o que você veste. Existem muitas maneiras diferentes de se vestir e estilizar que podem ser inspiradas pela mídia, impressão ou qualquer coisa do passado. Como estamos sei que todos estamos ansioso para 2021 (ninguém mais aguenta 2020), podemos supor uma mudança na moda e nas escolhas da moda em geral, como o fim do tie dye, que amo, mas acredito que ele não vai resistir por muito tempo.

Para alguém entender a moda em seu estado atual, é preciso conhecer e valorizar a história das tendências da moda ao longo das décadas, então bora ver como tudo foi mudando?

1950s

O estilo que dominou essa década no armário feminino foi algo apresentado no fim da década de 40, pelo Christian Dior, chamado “new look”. Durante a década, o modelo criado pelo estilista foi popularizado e se tornou a cara da moda feminina dos anos 50. Já na moda masculina, surgiram nomes como o de Marlon Brando, Elvis Prestley e James Dean, que influenciaram os homens da década a deixarem um pouco de lado a formalidade diário de usar terno e gravata e passaram a usar algo mais despojado, como camiseta branca e jaqueta de couro, estilo esse que teve como inspiração os homens trabalhadores comuns e não a elite que priorizada a formalidade.

1960s

Os anos 60 foram um momento de destaque na história americana. As pessoas mais notavelmente se lembram dessa época por sua contracultura e mudança nas normas sociais usando roupas, drogas, sexualidade e educação, para citar alguns. Francamente, as pessoas queriam sua liberdade individual, e a única maneira de conseguir isso era rebelando-se tanto socialmente quanto artisticamente.

Nesse ano surgiu mais um Movimento Hippie, para mostrar oposição ao sistema e lutar por liberdade. Tie-dye se tornou bem popular, a galera fazia tie-dye em tudo (parece familiar?). As mulheres eram descorajadas a usar calças. Jeans eram considerados inadequados e, portanto, as mulheres usavam saias e vestidos fluidos.

1960 também ficou conhecido como o ano da Gola Alta. Se pensarmos nos dias de hoje, não conseguimos entender como usar uma blusa de gola alta poderia ser um símbolo de rebelião fashion, mas a sociedade da época “cobrada” que os homens usassem gravata ou lenços no pescoço e usar uma blusa de gola foi uma forma de ir contra o que a sociedade pedia.

1970s

Calças de sino, casacos de pele e estampas de flores, os anos 70 foram uma década cheia de mudanças. As mulheres estavam recebendo mais liberdade e liberdade econômica e a exploração do espaço sideral era algo possível.

No que diz respeito ao mundo da moda, as roupas costumavam ser inspiradas na música e nos filmes de Hollywood. Os músicos populares da época eram The Grateful Dead, The Rolling Stones e Led Zeppelin, que levaram a moda a ficar presa no movimento hippie.

A calça boca de sino ainda era a principal tendência associada ao movimento do “amor livre”. Além dessa tendência da moda altamente reconhecível, os cabelos estavam ficando maiores e as cores  mais brilhantes.

Calças estampadas xadrez, mini-saias e qualquer coisa estampada de flores podiam ser encontradas no armário de todos.

1980s

Se houve um momento em que a tecnologia começou a mudar a sociedade, foi a década de 80. O computador para uso pessoal da IBM foi lançado, o primeiro ônibus espacial decolou e a música estava decolando em outra direção com o desenvolvimento de videoclipes.

A cultura popular daquela época girava em torno da MTV, pois era a primeira vez que videoclipes eram lançados. Alguns dos melhores videoclipes dos anos 80 vieram de artistas pop como Michael Jackson, Madonna e Prince. Eles foram vistos em todos os lugares e seu estilo influenciou toda uma cultura.

O início desta década deu continuidade aos estilos de roupas do final dos anos 70 e, no final da década, a moda do heavy metal estava na moda. Algumas tendências de roupas significativas foram ombreiras, jaquetas jeans, calças de couro e macacões.

1990s

Os anos 90 abriram caminho para o mundo da moda, inegavelmente. Movimentos como grunge, rave e hip-hop se espalharam pelo mundo e influenciaram a moda entre as pessoas. Além desses novos movimentos, houve a introdução da televisão a cabo e da rede mundial de computadores.

A cultura popular teve uma influência considerável na moda, principalmente nos anos 90. As pessoas estavam constantemente consumindo mídia por causa da recém-descoberta internet e se mantiveram na moda assistindo e se inspirando em tudo que aparecia, desde vídeo clipes da Nirvana e Green Day, até filme como As Patricinhas de Beverly Hills.

2000s

O novo milênio. Quase tudo neste momento foi influenciado pelo surgimento da Internet. A comunicação estava em alta com smartphones, sites de redes sociais, câmeras e outros dispositivos eletrônicos. A influencia para os fashionistas da época vinham de vários lugares, incluindo os clipes musicais que assistíamos na MTV, até filmes que assistíamos no Disney Channel. Existiam algumas pessoas se inspirando na Kelly Clarkson e outras Rihanna, Britney Spears, Justin Timberlake, J-Lo, Ashley Tisdale. Os anos 2000 foi um ano louco.

2010s

A moda dessa época (basicamente a moda de ontem) está redefinindo as décadas de 1980 e 1990. Muitas tendências da moda permaneceram populares, como moda alternativa e visual grunge. A cultura Hipster também mergulhou no mundo da moda com jeans, cardigans, óculos redondos e camisetas impressas.

Esta década é sobre a representação de diferentes subculturas. Tudo, desde o streetwear hip-hop à moda contemporânea, pode ser visto por qualquer pessoa nas ruas.

A moda dos anos 2010 passou a incluir todos, a distinção de gênero através das roupas começou a caminhar para um lugar onde deixou de ser importante. É mais uma indicação de como a moda mudou ao longo dos anos. À medida que continuamos a crescer como sociedade e economia, a moda também evolui e muda. Segure suas melhores peças porque, até onde você sabe, elas podem ser a tendência mais quente nos próximos anos.

2020s

Que ano louco estamos vivendo. Acredito que ninguém imaginava que esse ano traria uma situação tão diferente do que estávamos acostumados.

Na Moda, todo o cenário foi bastante influenciado pelo vilão principal do ano, a Pandemia do Covid-19. Muitas coisas aconteceram, muitas marcas foram afetadas, muitas lojas fecharam, a doença abalou extremamente todos os setores da economia mundial e obviamente a indústria da moda não ficou fora dessa.

Nesse ano, além de símbolos de movimentos do passado terem voltado, como o tie-dye (literalmente tudo tie dye, como nos anos 60) e as calças mais amplas usadas por ícones como o Harry Styles, que existiram nos anos 70, também inserimos no nosso guarda-roupa, inicialmente por uma questão de saúde, as mascaras, que é um símbolo do combate a pandemia que estamos vivendo.

Muitas empresas viram as máscaras como uma oportunidade comercial e por conta disso muitas pessoas passaram a consumir essa nova peça visando não só a questão da preservação da saúde, mas também o conforto e o visual estético. Ainda é cedo para dizermos o que, de fato, é o símbolo visual fashion dessa década que acabamos de entrar, mas tenho quase certeza que todos vão lembrar desse momento que tivemos que nos adaptar.

Galpão Mag

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s